fbpx

Os gatos são animais muito inteligentes e sabem como se adaptar melhor do que ninguém a qualquer ambiente. Porém, quando um filhote de gato chega a nossa casa, educá-lo é um processo que pode ser complicado e para o qual é necessária uma grande dose de paciência. Se está prestes a dar as boas-vindas a um novo membro da família, na Lenda recomendamos que preste muita atenção a estas 6 dicas para educar o seu gato desde a infância.

  • Obtenha a confiança deles

A primeira coisa que devemos fazer para que o nosso gatinho se adapte à nossa casa é ganhar a sua confiança. Mostre-lhe afeto sem importuná-lo e ajude-o a familiarizar-se com cada canto da sua nova casa. Quando ele começar a lamber e mostrar carinho, será a hora de começar a ensiná-lo coisas novas.

  • Obtenha um arranhador

O arranhador é um elemento muito útil e deve ser usado desde o primeiro dia, pois quando o seu gato se acostumar a usá-lo, será menos provável que arranhe os móveis. Se perceber que eles não demonstram muito interesse por este brinquedo, podemos tentar estimulá-los a arranhar, participando no jogo.

  • Escolha a caixa de areia certa

A caixa de areia pode ser um dos pontos de aprendizagem mais difíceis para o nosso gato. O melhor que podemos fazer é incentivar o seu uso escolhendo uma caixa sanitária com uma entrada fácil para o nosso gatinho e levá-la depois das refeições e das brincadeiras. Um bom truque para associarem o seu uso a algo positivo é recompensá-los com um brinquedo a cada progresso feito.

  • Use brinquedos para evitar que ele o magoe

Morder e coçar faz parte do instinto do nosso gato, mas é um comportamento que devemos controlar se nos puder causar algum mal. Quando o nosso gato nos tenta morder ou arranhar, devemos parar de brincar com eles e emitir algum ruído de reclamação para que identifiquem que não permitimos tais ações. Para dar rédea solta aos seus instintos, podemos usar brinquedos de pelúcia.

  • Evite a cozinha

Os cheiros e a grande quantidade de objetos que ficam nesta parte da casa podem ser como um parque de diversões para os nossos gatinhos, mas além de causar um pouco de caos, os gatos na cozinha correm muitos perigos. Para evitar esta área de risco, é melhor acostumá-los desde pequenos a não entrar, colocando o comedouro e bebedor dele fora deste espaço.

  • Use o «não» com cuidado

Obviamente, durante o processo de aprendizagem do seu gato você terá de dizer “não” em muitas ocasiões, e o este será muito necessário. No entanto, na maioria dos casos, o reforço positivo funciona muito melhor. Em vez de se opor quando ele não está a fazer algo correto, reforce as coisas que ele faz bem com um abraço ou um brinquedo.

 

Deve ser sempre lembrado que a alimentação é uma das partes fundamentais do processo de desenvolvimento de nossos gatos, pois, como acontece com os humanos, uma boa alimentação ajudará o seu animal a preparar-se para aprender coisas novas a cada dia. Na Lenda recomendamos que forneça uma alimentação especial própria até aos 12 meses, sendo o Lenda Kitten uma opção ideal para o seu crescimento, pois fornece-lhes múltiplos nutrientes benéficos para a saúde como ferro, zinco ou magnésio.

WhatsApp
¿Necesitas ayuda?