fbpx

Com a chegada do bom tempo, o aumento das temperaturas e a necessidade de distanciamento social, queremos cada vez mais sair, desfrutar ao ar livre e procurar novas formas de entretenimento. No post de hoje, vamos falar sobre alguns desportos e atividades, que vão além do típico jogo de bola, que poderá fazer com o seu cão não só para praticar desporto na sua companhia, mas também para reforçar e melhorar o vínculo com o seu animal de estimação.  

Canicross

  Este desporto consiste em correr ao ar livre com o nosso cão amarrado à cintura, com um arnês especial para ele e um cinto amarrado a nós. Esta atividade está-se a tornar cada vez mais comum e implica que o cão siga sempre à frente da pessoa, guiando o caminho, puxando o dono e nunca o contrário. Para usufruí-lo, é necessário dispor dos meios adequados e, sobretudo, estar em boas condições físicas, tanto a pessoa como o cão, para não o forçar. Esta opção é ideal para pessoas desportivas com cães atléticos e energéticos que precisam de correr para gastar energia.  

Bikejoring

  Este, pode ser considerado uma variante do canicross. Consiste em andar de bicicleta com o seu cão. Da mesma forma, é necessário ter uma coleira especial para amarrar o animal à bicicleta, mas cuidado! Porque esta atividade não é válida para todos os cães. Muitos cães não estão familiarizados com as rodas e com o nível de corrida contínua, pelo que o ideal é experimentar primeiro e certificar-se de que o seu cão reúne as condições que precisa para desfrutar deste desporto.  

Agility

  Esta divertida disciplina é ótima para manter o seu cão em boas condições físicas mas também para melhorar a sua destreza, concentração e obediência. Pode tentar fazer um pequeno circuito no seu jardim ou num parque e, com prêmios e muita paciência, fazer o seu cão completar o circuito com os obstáculos o mais rápido possível. Praticar este desporto pode ser muito divertido, mas é importante garantir a segurança do seu cão e recompensá-lo sempre com reforço positivo. A agilidade tem regras bastante exaustivas, então se achar interessante, é melhor encontrar um centro onde possa praticar e descobrir mais sobre este desporto.  

Discdog

  O discdog, como o próprio nome sugere, é baseado no lançamento de um disco voador ou frisbee para que o seu cão o apanhe antes que este atinja o solo. Conforme ele ganha agilidade, é possível adicionar mais frisbees, arremessos de diferentes ângulos, obstáculos, saltos … O interessante desta atividade é que ela pode ser feita por praticamente qualquer cão interessado e é uma opção muito boa para os mais hiperativos.  

Mantrailing

  Outra opção menos física mas muito benéfica para o seu cão consiste na procura por prêmios, brinquedos ou até pessoas pelo nariz dele. Divertido e muito estimulante para o animal porque o obriga a ativar todos os sentidos. Este desporto é adequado para qualquer tipo de cão, embora alguns braquicefálicos (cães com nariz achatado) tenham pouco olfato, o que pode ser um impedimento.  

Rally – o

  Este desporto é baseado em exercícios de obediência onde se espera que a pessoa e o cão façam um percurso ao longo do qual devem ser realizados exercícios indicados por sinais. Existem diferentes níveis, sendo o mais básico a realização de exercícios com uma cinta e comandos básicos como «sentar», «deitar», «vir», «ficar». Conforme o cão aprende os novos comandos, a dificuldade aumenta removendo-se a guia.   Outros exemplos de novas atividades, ainda desconhecidas por muitos, podem ser Doga (ioga com cães), Dog Dancing (dançar com cães), Dog Jumping (salto em altura ou salto à distância, dependendo da modalidade) e muitos mais do que se pode encontrar ou imaginar. Então, se com todas estas opções continua a não praticar desporto com o seu cão, é porque não quer!

WhatsApp
¿Necesitas ayuda?